
O blues tem sua origem na África, onde a tradição é passada de pai para filho. Nos EUA o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues".
Não coloquei propositalmente nesta lista os caras que SÃO o Blues , e não apenas o tocam .pois a mesma não trata de um top 10,e sim de guia para os leitores do blog que não possuem nenhum ou muito pouco conhecimento no estilo, e querem aprofundar - se .
Artistas que SÃO o Blues e não entraram na lista : Sonny Boy Williansom,B.B.king,Freddie King,Albert king,Johnny Winter, entre outros .
1- ROBERT JOHNSON –The Complete Recordings – 1990
O pai deste gênero que infelizmente não teve o reconhecimento merecido em vida. Reza a lenda que Robert teria vendido sua alma ao capeta,em troca de tocar como ninguém , sendo reverenciado até hoje por blueseiros da velha e nova safra . Um disco para toda vida.

2- MUDDY WATERS – Chicago and London Sessions – 1991
Um dos pais do blues, cercado por um time de 1ª, só podiam terminar nestas antológicas sessões dos 2 lados do atlântico. Compre de olhos fechados.
3 - BUDDY GUY – Stone Crazy - 1981
Um dos pilares do chamado Blues de Chicago, assim como Luther Allison e Otis Rush . Aqui Buddy se entrega de uma forma nunca antes feita, fazendo sua guitarra , cantar , chorar , sussurrar e chorar. Obrigatório.

4 - Robert Cray – who´s been talking - 1986
Esse cara juntou o blues com rythmin´blues e pop como ninguém havia feito.Fez deste seu melhor disco,dono de um vocal doce e timbre também levou o estilo para rádios e foi parar na Mtv com alguns clipes.

5 - Sugar Blue- Blue Blazers – 1994
Este gaitista virtuoso,já havia tocado com meio mundo antes de lançar seu 1° disco. Com ótimas releituras de Rolling Stones e Sonny Boy Williansom II,o play vale cada centavo gasto.
6 - Rory Gallagher – Irish Tour – 1974
Um dos músicos mais integro e genial que conheci até hoje,rory é único no meio do blues. Possuindo um dos timbres mais belos e infernais já ouvidos, compositor de 1ª e com uma técnica mais que apurada,esse irlandês escreveu seu nome pra sempre na música. E tudo isso com a mesma guitarra fender stratocaster surrada.
7 - STEVIE RAY VAUGHAN – Texas Flood - 1983
O cara que fez renascer o blues nos anos 80,já que nesta época o gênero estava morto e completamente fora da mídia .Timbre único e palhetada infernal embebido no melhor Bourbon. Essencial.
8 -Roy Buchanan - Second Album – 1973
Músico único e injustiçado, gênio da telecaster e com um timbre excepcional.Toca como um pastor prega em sua igreja tendo estilo e técnica próprios.Não tem como ouvi – lo e não entrar no clímax. Item obrigatório.

9 - LITTLE WALTER – Confessin` the Blues – 2004 - Little walter está para a gaita elétrica , o que Hendrix significa para a guitarra.Gaitista e cantor de 1ª influencia até hoje.Mais do que obrigatório.
10 - Albert Collins – Ice Pickin ` - 1978
Este genio da telecaster fundiu como ninguém o funk com o blues americanos, concebeu um dos sons mais particulares e belos já ouvidos.Sem esquecer que tocava com os dedos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário