sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vamos falar de Heavy Metal



O heavy metal é um gênero do rock que se desenvolveu no fim da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.
As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências, um atributo comum em toda a história do gênero. Em meados da década de 1970, o Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero suprimindo muito da influência do blues presente na primeira geração do metal britânico; o Motörhead introduziu agressividade e fúria nos vocais, influência do punk rock, e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do "New Wave of British Heavy Metal" como Iron Maiden seguiram a mesma linha. Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro conhecido como "metalheads" ou "headbangers" e também como "metaleiros", embora dentro do universo ou subcultura do heavy metal o termo seja considerado bastante pejorativo e repudiado por alguns dos apreciadores do gênero.
Na década de 1980, o glam metal se tornou uma grande força comercial com grupos como Mötley Crüe. O Underground produziu uma série de cenas mais extremas e estilos agressivos: o thrash metal invadiu o cenário com bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Nos anos 1980, ainda foi criado o power metal, com bandas como Helloween e Blind Guardian.


1- IRON MAIDEN – Piece of Mind
Dizem que este disco é bom , mas o _______ é melhor. Pois eu falo esta obra prima é indispensável a quem curte música.A banda está arrebentando com tudo. Disco para toda vida.



2-METALLICA – Master of Puppets
A Produção, gravação , mixagem e principalmente a banda e suas músicas são o diferencial desta obra prima do heavy. Outro disco para toda vida.



3-MEGADETH – Peace Sells … But who´s buying
Depois do debut o qual iniciava sua vingança com o Metallica , Dave Mustaine concebe esta obra prima, com uma ótima produção,do trash e uma musicalidade poucas vezes ouvida.Indispensável.


4-JUDAS PRIEST – British Steel
O disco que mostrou os metal gods ao mundo, além de catapultar a banda. Um dos discos que definiram o metal e contém alguns hinos do heavy.Tem que ter na sua coleção.


5-BLACK SABBATH – Paranoid
Os pais do estilo, mostrando que havia algo de novo e diferente e pesado no cenário musical. Compre de olhos fechados.

6- RAINBOW- Long Live Rock ‘n’ Roll
O início do metal melódico , tão bom quanto seu antecessor, a dupla Blackmore e Dio arrebentam com tudo e deixam seu legado gravado. Obrigatório.

 7- Sepultura - Arise
as faixas mostram a banda saindo da pura tosqueira adolescente e sabendo a direção que ia seguir nos discos seguintes: alguma batucada e menos desespero/velocidade no instrumental. Esse trabalho foi tipo a primeira experiência do que viria a ser o incrível Roots. Não bastasse, Megadeth, Slayer e Anthrax, a nata do trash metal, começaram a pagar pau pros mineiros a partir desse trabalho, que foi também um dos responsáveis pelo estouro da banda no cenário internacional - e por fazer veículos gringos de música prestarem atenção no metal brasileiro.Item obrigatório na coleção.



8 - DIO - Holy Diver - O Frank Sinatra do metal, depois do Elf, a parceria com Blackmore e Yommi o baixinho partiu para a carreira solo e lançou este petardo. Infelizmente fez - se 1 ano que foi para o andar de cima.Disco para toda vida.



9- SAXON – Wheels of Steel
Trabalho visceral e melódico com riffs bem sacados.Gravado num estúdio no meio das montanhas do País de Gales , sem nenhuma outra distração sem ser a música , nasce mais esta obra prima do heavy metal.


10- System of a Down - Toxicity
Um apanhado de riffs pesados, criativos e contagiantes, cozinha devastadora e pesadíssima, vocal dos mais alucinados variando entre gutural, rasgado, calmo, melódico e sussurrado. Por cima de tudo isso coloque uma dose extra de sarcasmo, carisma, bom-humor, deboche e loucura. Pronto, está formado o caldeirão do SOAD.Nunca vi uma banda colocar tão bem tanta diversão e uma sonoridade tão completa em pouco menos de 2 minutos. Muitas músicas chamam a atenção por esse fator.

heavy metal, nu metal, rock y metal, hevy metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário