sábado, 14 de maio de 2011

Vamos falar de Jazz .

Biografia :
Nascido do blues, das work songs dos trabalhadores negros norte-americanos, do negro spiritual protestante e do ragtime, o jazz passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX.
O termo jazz começa a ser usado no final dos anos 10 e início dos anos 20, para descrever um tipo de música que surgia nessa época em New Orleans, Chicago e New York. Seus expoentes são considerados "oficialmente" os primeiros músicos de jazz: a Original Dixieland Jass Band do cornetista Nick LaRocca, o pianista Jelly Roll Morton (que se auto-denominava "criador do jazz"), o cornetista King Oliver com sua Original Creole Jazz Band, e o clarinetista e sax-sopranista Sidney Bechet. Em seguida, vamos encontrar em Chicago os trompetistas Louis Armstrong e Bix Beiderbecke, e em New York o histriônico pianista Fats Waller e o pioneiro bandleader Fletcher Henderson. Em 1930 o jazz já possui uma "massa crítica" considerável e já se acham consolidadas várias grandes orquestras, como as de Duke Ellington, Count Basie, Cab Calloway e Earl Hines.




1 – BILL EVANS TRIO – PORTRAIT IN JAZZ (1960) Pegue um dos maiores e clássicos trios de jazz, e ouça a intensidade no coração destas músicas.Tendo uma beleza revelada a cada momento de expressão musical nunca antes ouvida ou sentida e você acaba infectado pelo piano indefectível de Evans.Audição obrigatória.
Somethin' Else


2 – CANNONBALL ADDERLEY – SOMETHING ELSE (1958) Pegue um saxofonista  alto astral com um estilo tão próprio e exuberante que todos que já tinham ouvido ele tocar, o identificavam rapidamente sendo num trabalho solo ou acompanhando outros músicos. Acompanhado de um timaço de músicos ( Miles Davis, o batera Art Blakey,no piano Hank Jones e o baixista Sam Jones), só poderia terminar sendo peça obrigatória na coleção.

A Love Supreme [Vinyl]


3 – J. COLTRANE – A LOVE SUPREME (1965)Exemplo raro de espiritualidade na música moderna  mesclando a energia do bop e a suavidade do cool , os temas vão criando nova ordem modal, onde texturas,silêncio e moods vão valorizando – se numa estrutura livre e aberta. Disco para toda vida.


Time Out

4 – THE DAVE BRUBECK QUARTET- TIME OUT (1959)Quem ousaria dizer que quando Brubeck entrou em estúdio com uma pilha de músicas inacabadas, iria gravar um dos mais populares discos de jazz.Tendo em vista que o material do pianista não valia muito, com a ajuda do saxofonista Paul Desmond , (pouco lembrado nos dias de hoje) autor de um verdadeiro hit (Take Five) fez deste,um álbum fascinante.
Uptown


5 – DUKE ELLINGTON – ELLINGTON UPTOWN (1953)
Além de ser o mais importante compositor e ter feito sua orquestra uma fonte inesgotável de sonoridades e revoluções musicais do jazz. Obrigatório.
Matador


6 – GRANT GREEN – MATADOR (1979)Subestimado,apesar de ser um excelente guitarrista que  começou a fazer um mix de jazz, blues, rythm´n  blues, com pitadas de soul em alguns discos , mas aqui ouvimos um hard bop com uma beleza indescritível.  Grant nos faz sentir que sua guitarra respira ao contrário do frenético e rival Wes Montgomery.
Kind of Blue (180g Vinyl)


7- MILES DAVIS – KIND OF BLUE (1959) Um dos discos mais bonitos que já ouvi na vida, pois esta obra prima definiu o jazz do século XX , quando os virtuosos deram lugar a sensibilidade melódica e uma beleza harmônica inéditas até então.Lembrando que todo o disco foi concebido no estúdio na hora da gravação , ou seja, os músicos souberam dos temas na hora  e improvisaram . Mais do que obrigatório, um disco para toda vida.


Pithecanthropus Erectus


8 – CHARLES MINGUS – PITHECANTHROPUS ERECTUS (1956)Ao lado de Thelonius Monk e Duke Ellington os maiores compositores do jazz sem sombra de dúvida , o “ The Angry Man of Jazz” traz como sempre seus temas de vanguarda. Baixista, pianista, maestro e compositor de mão cheia aqui não deixa a peteca cair. Audição de um mestre que ajudou muito a difundir o jazz pelo mundo.


Blues Etude



9 – OSCAR PETERSON – BLUES ETUDE (1966) - Apesar de terem 2 baixistas nesta gravação , a banda era um trio e estavam no seu auge. Pegue o maior pianista do jazz , com uma técnica sobrenatural a qual era imprimida em sua música tornando a estonteante para os padrões do  gênero.


Dynamic Duo



10 – J.SMITH & WES MONTGOMERY – THE DINAMIC DUO. (1966) Pegue o guitarrista mais classudo do jazz com o organista mais funky e outros ótimos músicos para acompanhá- los e tenha a certeza que o resultado é outra obra prima , uma aula de jazz funk com um colorido do Blues. Obrigatório.


Artistas  que não entraram na lista , mas que devem ser ouvidos.  Art Blakey, Pat Metheny, Chet Baker, Dizzy Gillespie, Benny Goodman, Thelonius Monk, Charlie Parker, entre outros.

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