John William Coltrane nasceu em 23 de setembro de 1926 em Hamlet, na Carolina do Norte. Com apenas dois meses de idade se muda com a família para High Point (também na Carolina do Norte), após a nomeação de seu avô, o Reverendo William Blair, para a Igreja Metodista Africana Episcopal de Sião. John cresceu no meio de uma família de músicos: seu pai, que era alfaiate, tocava violino e ukulele, e sua mãe cantava no coro da igreja.
Na banda da escola ele aprende primeiramente a tocar clarinete, mas decide largar este instrumento pois se interessou mais pelo saxofone alto, depois de ouvir o saxofonista Johnny Hodges com a banda de Duke Ellington no rádio. Suas influências musicais naquela época foram o saxofonista tenor Lester Young e Count Basie e sua banda.
Em março e abril de 1959, Coltrane grava com o grupo de Miles Davis o álbum Kind of Blue, lançado em 17 de agosto de 1959. O álbum todo foi composto baseado em escalas modais, em que cada integrante recebia um grupo de escalas que definiam os parâmetros da improvisação. O modo de apresentação entrou em contraste com o estilo de composição do jazz tradicional, que se baseava em partituras completas, com progressões de acordes ou séries harmônicas. Kind of Blue é considerado como um dos álbuns mais influentes do jazz, alcançando um elevado número de vendas.Que na minha opnião é o disco maisa bonito do jazz e de alguns que já ouvi.Depois também de deixar outro essencial disco gravado ao vivo com o piannista Thelonius Monk.O maior tenorista do mundo foi trilhando e reinventando seu caminho e o do jazz também, gravando seus álbuns e algumas participações. Até que em 1964 , é lançado" A Love Supreme",
Esse disco, considerado sua magnum opus, é um ode à sua fé no amor e em Deus (não necessariamente o Deus cristão - na capa do disco Meditations ele diz "Eu acredito em todas as religiões"). Este interesse espiritual iria caracterizar muito a forma de tocar e compor de Coltrane a partir de então, como pode ser visto em álbuns como Ascension, Om e Meditations.
No inicio de 1963, contudo, Coltrane decidiu dar uma guinada brusca em sua vida e carreira e decidiu se converter (parcialmente) ao budismo, largar (temporariamente) do álcool e das drogas e adaptar seu som ao free jazz de Ornette Coleman, impondo longos e hipnotizantes solos de saxofone com pitadas de um teor religioso em suas canções. Ao entrar em estúdio no ano seguinte, após uma série de aclamadas apresentações, Coltrane e seu excelente trio em algumas sessões gravariam o que para muitos é junto com Free Jazz (de Coleman de 1960) e Bitches Brew (de Davis de 1969), como um dos 3 melhores álbuns de jazz dos anos 60 e um dos mais influentes discos do estilo.A Love Supreme. O disco, na verdade um longo tema dividido em quatro partes, seria uma adaptação, uma evolução do estilo free jazz iniciado em 1959-60.
Aqui percebe-se uma clara intenção de se colocar longas, complexas as vezes dissonantes improvisações e solos, mas também de se criar um clima diferente nas canções, dando a elas um estranho aspecto espiritual, cativante, isso por que elementos budistas (orações, bases de melodias religiosas) foram embutidos de forma discreta, porém fundamental para dar um aspecto totalmente diferente a canção, fazendo-a fugir do virtuosismo vazio as vezes imposto pelo estilo free-jazz.
As quatro partes do álbum em sua totalidade, são excelentes, cada uma com uma peculiaridade sonora em sua estrutura. Seja pela climática, espiritual e sombria Acknoledgment, onde coltrane por vezes deixa seu sax e solta suaves preces, como se fossem uma espécie de mantra em forma de jazz. Seja pelas altamente improvisadas Resolution e pursuance, onde aqui vemos coltrane despejar todo o seu talento no sax e ainda nos brindar com ótimas performances de Mccoy Tiner no piano e Elvin Jones na batera, lembrando por vezes o jazz sem compromissos e free de ornette, mas com uma roupagem completamente diferente oferecida por Coltrane. E com a altamente empolgante Psalm, é de fato, um arranjo baseado em um poema feito para Deus por Coltrane e impresso no álbum. Coltrane toca quase exatamente cada nota para cada sílaba do poema, baseando suas frases nas palavras. O álbum foi um sucesso comercial pelos standards de jazz. O quarteto só tocou A Love Supreme uma vez ao vivo - em julho de 1965, em um show em Antibes na França. Já então a música de Coltrane havia evoluído, e a performance oferece um interessante contraste com a original.Ao ser lançado, coltrane iria experimentar e utilizar essa composição em apresentações ao vivo, as vezes ao extremo, testando suas habilidades, de seus músicos e a capacidade do publico e critica de enxergar e assimilar toda essa nova e ousada proposta musical ,o que neste ultimo aspecto foi obtido apenas alguma aprovação e apoio.Disco para toda a vida.
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