quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Discos que Marcaram a Minha Vida - Tracy Chapman - Tracy Chapman - 1988



Sabe aqueles almoços em família, rolam aquela reunião e falação incansáveis, e tem uma hora em que você  procura algo mais interessante pra fazer. Uma tia minha teve um namorado que gostava de música e compartilhava seu gostos e discos comigo, um deles foi o desta maravilhosa cantora pop americana de voz única e honestidade cortante , foi algumas vezes a trilha sonora de alguns daqueles almoços em família , e hoje em dia toca por várias vezes no meu cd player.
Tracy Chapman (Cleveland, Ohio, 30 de março de 1964) é uma cantora de música pop, R&B jazz e soul, vencedora por diversas vezes do Grammy, tornada mundialmente famosa por suas canções "Baby Can I Hold You", "Fast car" e "Bang bang bang".Ainda durante a faculdade, Chapman começou a apresentar-se nas ruas, tocando seu violão em cafés de Cambridge, Massachussets. Enquanto esperava sua graduação acadêmica, assinou contrato com a SBK Records, em 1988, lançando seu primeiro álbum, intitulado "Tracy Chapman" - que foi logo aclamado pela crítica, e ela passou a realizar tournês e conquistar o público.


Juntando sua honestidade e a pura alma das suas músicas , guitarra e voz sem amplificadores , casaram como nunca, e é um charme a mais para o disco.Pois para esta estreante desconhecida, convites como tocar no 70º aniversário de Nelson Mandela, no estádio de Wembley, era um sonho concretizado. Pois a artista conquistou uma audiência global televisiva  do dia para a noite, suas baladas blues - folk e suas declarações comoventes as vezes ingenuinamente irritante.

 Os músicos que acompanham a cantora dão um toque a mais e nota se um certo entrosamento entre ambos, o que faz com que as músicas ganhem um charme a mais. Aqui não temos notas tocadas a velocidade da luz , nem artistas que são mais bizarros do que seu ego inflado , não temos uma artista montada nos escritórios de uma gravadora qualquer , em algum lugar do mundo. Temos aqui uma coleção de canções , que acho desde os anos 60 não se via algo parecido na indústria fonográfica mundial. O disco vendeu bem, alcançando vários certificados de vendagem da RIAA (discos de platina), e fazendo-a vencer no ano seguinte (1989) quatro Grammy Awards, inclusive a de melhor artista revelação. As canções são tão ricas em simplicidade emotiva e baladas tão dolorosamente ternas que não foi surpresa que milhões tenham se rendido a música de Chapman. E você já se rendeu , e comprou ?

      Músicas :
  1. "Talkin' Bout a Revolution" – 2:39
  2. "Fast Car" – 4:56
  3. "Across the Lines" – 3:24
  4. "Behind the Wall" – 1:49
  5. "Baby Can I Hold You" – 3:14
  6. "Mountains o' Things" – 4:39
  7. "She's Got Her Ticket" – 3:56
  8. "Why?" – 2:06
  9. "For My Lover" – 3:12
  10. "If Not Now..." – 3:01
  11. "For You" – 3:09

 

Um comentário:

  1. Esse foi meu primeiro disco, na vida. Dado por minha mãe, não sei nem porquê ela escolheu e me deu esse disco, com base em quê ela formou uma opinião de que eu gostaria desse disco.
    Final dos anos 80 e inicio dos 90, tinha um velhinho que passava mensalmente na rua onde eu morava, vendendo fita cassete de cantores variados. Vendia para receber depois.
    Eu curtia Elvis, Michael Jackson, Beatles, etc.
    Cheguei a comprar acho que 2 ou 3 fitas cassetes, minha mãe pagando, claro (eu tinha uns 12 ou 13 anos).
    Então depois de algum tempo, do nada, minha mãe comprou esse disco da Tracy Chapman e me deu, foi meu primeiro vinil, de muitos outros que tive: A-HA, Beatles "Help", Michael Jackson, e outros.
    Até hoje sou fã da Tracy, minha mãe acertou em cheio (e ela não tem gosto musical, acredito que alguém recomendou para ela).

    ResponderExcluir