terça-feira, 15 de novembro de 2011

Discos que Marcaram a Minha Vida - Stevie Ray Vaughan - Texas Flood - 1983



Já falei aqui no blog , sobre meu irmão e primo mais velhos que tenho , que me incentivaram a ouvir música, e eis que um dos artistas que ouvi por meio de meu irmão e seus amigos , foi um cara que nasceu no mesmo dia em que eu nasci, e gravou a bíblia do blues nos anos 80 além de ter trazido o estilo de volta as paradas.
Stevie Ray Vaughan  nasceu no dia 03 de outubro de 1954, no hospital Metodista de Dallas, no estado americano do Texas. Filho de Jim e Martha Vaughan, teve através do irmão três anos mais velho Jimmi Vaughan, seu primeiro contato com a música e a guitarra, instrumento no qual Jimmie já ensaiava seus primeiros passos. Durante o início dos anos 60, Stevie conheceu as ricas ondas sonoras das rádios AM de Dallas, as quais possuíam uma variedade cultural e musical incrível, com sons dos mais variados lugares dos E.U.A. como Chicago, Mississipi, Memphis e Louisiana, sendo a “musica racial”, como era conhecido o Blues naquela época, a que despertara maior interesse no garoto.
Stevie começa então a sondar possíveis nomes para formar uma nova banda, recrutando Lou Ann Barton (vocais), Mike Kindred (teclados), Fredde Pharaoh (bateria) e W.C.Clark (baixo), batizando posteriormente a banda como “The Triple Threat Revue””. O grupo faz suas primeiras apresentações no final de 1976, época em que Lou começa a ficar irritada com Stevie, que era o destaque principal da banda e dividia olhares da platéia com ela. Por outro lado, Stevie não queria lidar com uma vocalista com constantes ataques de estrelismo. Lou Ann resolve abandonar o grupo, sendo seguida pouco tempo depois por Mike Kindred e W.C.Clark; entrando Johnny Reno (saxophone) e Jackie Newhouse (baixo). Com todas essas mudanças, Stevie sentia que ainda assim faltava algo a ser mudado, algo que desse uma nova identidade ao grupo. Alguns amigos sugeriram uma pequena mudança no nome, mas Stevie já tinha algo que há tempos estava em sua cabeça e era o título de uma velha canção de Otis Rush. “Double Trouble”, a tal música, passou a ser o novo nome da banda de Stevie.

Jackson Browne era o proprietário do estúdio Down Town, localizado em Los Angeles, na Califórnia. Da amizade de Stevie com Browne, surge o convite para Stevie e o Double Trouble fazerem uso de 72 horas do estúdio, sem nenhum custo à banda ! Tudo o que Browne queria era poder proporcionar à banda a oportunidade deles gravarem uma fita demo que tivesse qualidade suficiente para ser apresentada a grandes gravadoras, a fim de conseguir um contrato. Eles sequer sabiam que estavam gravando seu primeiro álbum ao entrarem no estúdio de Browne, e talvez se tivessem esse conhecimento, a banda não teria conseguido passar para as fitas de gravação o clima que o álbum possui até hoje.
O primeiro dia foi usado para conhecimento do estúdio, seus equipamentos e possibilidadesNo segundo e terceiro dias, a banda gravou 10 músicas, que viriam a se tornar o álbum “Texas Flood” em sua totalidade. A experiência não poderia ter sido mais inocente, com a banda executando música após música com a garra que sempre apresentaram. Ou como disse Tommy Shannon: “- Nós encontramos um espaço, montamos nossa aparelhagem em um semicírculo de modo que todos se enxergassem, e tocamos como uma “live band”. Uma das canções mais conhecidas de Stevie, “Pride and Joy”, foi gravada no dia 24 de novembro de 1982, tendo Richard Mulle, Stevie, Shannon e Chris Layton como produtores do álbum.
Em 1983, o lendário produtor e descobridor de talentos John Hammond, de posse da então demo-tape que viria a se tornar o álbum, consegue um contrato para a banda junto à Epic. Hammond é conhecido por ser o responsável pelo “descobrimento” de artistas como Countie Basie, Billie Holiday, Charlie Christian, Bob Dylan e Aretha Franklin, entre tantos outros.



O álbum “Texas Flood” é finalmente lançado no dia 13 de junho de 1983 pela Epic Records, atingindo posteriormente a 38ª posição da parada de álbuns da Billboard. O single extraído do disco, o da música “Pride and Joy”, atinge a 20ª posição da parada de AOL (Adult Oriented Rock) da Billboard. É ainda gravado um video-clip para a música “Love Struck Baby”. O álbum não só expôs o talento de Stevie para um número ainda maior de pessoas, mas também provou que tanto o Blues como a música orientada para a guitarra não estavam mortos.
O álbum “Texas Flood” possibilitou a uma nova geração conhecer músicas que, de modo único e com personalidade, deixavam evidentes as influências de Stevie. Estas influências foram, posteriormente, talvez em grande parte por causa deste disco, elevadas a condição de deuses do Blues e da guitarras; fato que só encontra comparações, com a invasão das bandas Inglesas na América no início dos anos 60.

Ainda hoje, é difícil mensurarmos o impacto que este álbum causou não somente na cena do Blues, mas também sobre uma geração inteira de garotos que, com este disco, puderam enxergar um outro mundo além do rock and roll e descobrir um verdadeiro artista que já em seu primeiro álbum mostrava, como uma espécie de tributo a seus mestres, uma fusão de todas suas influências, de artistas como Albert King, Buddy Guy, Lonnie Mack, Hubert Sumlin, Otis Rush, Albert Collins e principalmente Jimi Hendrix. O timbre de Stevie é também um dos atrativos que com toda a mística envolvida e histórias daquele que tornou-se um dos mais influentes discos de guitarra e Blues de todos os tempos.Disco para toda a vida.




Faixas do Álbum:
Love Struck Baby
Pride and Joy
Texas Flood
Tell Me
Testify
Rude Mood
Mary Had A Little Lamb
Dirty Pool
I’m Cryin’
Lenny
SRV Speaks *
Tin Pan Alley *
Testify (live) *
Mary Had A Little Lamb (live) *
Wham (live) *
* Constam somente na versão remasterizada do CD
Ficha Técnica:
Produtor Executivo: John Hammond
Produtores: Richard Mullen, Stevie Ray Vaughan, Tommy Shannon e Chris Layton
Assistente de Produção: Mike Harris
Engenheiro de Gravação: Richard Mullen
Assistente de Gravação: James Geddes
Gravado no Down Town Studios – Los Angeles – Califórnia
Vocais em “I’m Cryin’ “ gravados no Media Sound Studios por Lincoln Clapp
Overdbus gravados no Riverside Sound Studios – Austin - Texas
Mixado no Media Sound Studios – New York – New York
Masterizado no CBS Studios, New York – New York, por Ken Robertson
Arte da Capa por Brad Holland


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