quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

The Black Crowes - Shake Your Money Maker- 1990



Com integrantes não muito mais velhos que suas próprias tendências, a banda tem a aparência tipicamente roqueira: cabelos longos, roupas aveludadas, coletes e físicos impossivelmente fracos. Além disso, aquele tradicional som "blueseiro" e alcoólatra.
O vocalista Chris Robinson é um dos mais intrigantes showmen do rock atual. Com voz de Rod Stewart, trejeitos de Mick Jagger e visual glam inspirado em David Bowie, ele faz a linha de frente do Black Crowes com seu irmão Rich Robinson, que fundiu em sua guitarra a magreza de Keith Richards e a sensação rítmica suja de Ron Wood.
Stan, o pai dos irmãos Robinson, foi cantor e teve até uma música pop famosa chamada "Boom-a-Dip-Dip". Ele sempre desencorajou os filhos a se tornarem músicos profissionais, mas por volta de 1984 eles já estavam formando a banda Mr. Crowe’s Garden (nome do conto de fadas preferido dos Robinson), que logo passou a se chamar simplesmente Black Crowes e culminou com Chris abandonando a faculdade.
Black Crowes pode ser definido como a fusão de Rolling Stones com Lynryd Skynyrd, misturando um blues pesado com rock básico.


E quando a banda se tornou um quinteto em 1990, em Atlanta, o rock americano passava por um momento de mudanças. O heavy metal vinha declinando e o grunge surgia para tomar as paradas. Com este panorama nada favorável,para  uma banda que lançasse um disco que viesse a revigorar o rock antigo, baseado em blues e R&B dos anos 60, colocando a banda num patamar de Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd, poderia ser um grande risco a se correr. Com essa mescla convocaram o baixista Johnny Colt, o guitarrista Jeff Cease e o baterista Steve Gorman para gravarem o primeiro disco. Lançado em 1990, Shake Your Money Maker é uma forte investida na mistura rock/blues e a estréia é surpreendente.



O disco vendeu mais de 7 milhões de cópias e com ele a banda foi eleita revelação do ano pelos críticos americanos. Com sua versão turbinada e não menos chocante do que a original de  "Hard to Handle" do grande Otis Redding e todas as outras composições do disco exalando o clima, swing e estilo de " Exile On Main Street" dos Rolling Stones . Ouça a interpretação de uma maturidade impressionante , para a época,  do vocalista e compositor  Chris Robinson para a balada " She Talk to Angels", acerca de um viciado em drogas e não se emocione. Difícil.


O disco permaneceu 18 meses nas paradas americanas, e apesar de não ser uma obra revolucionária, mas tendo a musicalidade funky e a garra que este álbum possui, garantiu a reputação da banda para todas as nossas vidas. Compre. 

Músicas :
1- Twice As Hard
2- Jealous Again
3 - Sister Luck
4 - Could I've Been So Blind
5 - Seeing Things
6 - Hard to Handle
7- Thick'n' Thin
8- She Talk to Angels
9- Struttin'Blues
10 - Stare It Cold





Nenhum comentário:

Postar um comentário