quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Discos que Marcaram a Minha Vida - Guns ´n´ Roses - Appetite For Destruction

Imagem
Eu estudava no ginásio na época e adentrava na adolescência , fazendo deste um dos discos,como trilha sonora da minha vida . O disco de estréia do Guns N' Roses certamente é um dos mais populares da história do rock. Com grandes faixas, como "Welcome to the Jungle", "Nightrain", que se tornaram clássicos do grupo e do rock/hard rock. Outras  como "Paradise City" e a histórica "Sweet Child O'mine", responsável por colocar o disco em primeiro lugar no mundo durante cinco semanas. O LP na época, vendeu cerca de 20 milhões de cópias, ganhando quinze vezes o disco de platina só nos Estados Unidos.
O disco parecia tanto avançado quanto retrógrado: a crueza punk do som e a elaboração rebuscada das letras o transformavam em ponte entre o rock comercial dos anos 80 e a música alternativa da década seguinte. Mas Appetite também foi um dos últimos álbuns a ser masterizado com o vinil em mente, a ser editado com uma lâmina de barbear aplicada sobre fita de 5 centímetros, a ser mixado por cinco pessoas ajustando botões em uma mesa de mixagem não-automatizada. "Usamos instrumentos e amplificadores clássicos", explica o produtor e técnico de som do álbum, Mike Clink. "Nossa abordagem era parecida com a das coisas que se fazia nos anos 60 e no início dos 70", completa o técnico-assistente de mixagem Deyglio. "Quase pode ser considerado o último remanescente desse tipo de disco. Appetite for Destruction poderia ser visto como o último grande álbum de rock feito a mão."

"Welcome to the Jungle" é uma abertura perfeita para o disco, pesada do início ao fim, um verdadeiro hard rock de primeira. Até hoje o Guns executa essa música em seus shows empurrado por um público fanático por esta faixa. Depois desta abertura estupenda, vem "It's so Easy", que é uma continuação do hard rock da primeira música, não deixando a peteca cair.
Depois vem "Nightrain" . Uma música que faz o ouvinte delirar, já no começo, com um ótimo riff de guitarra, que marca a introdução, e vai até o final, sempre com o mesmo peso. Nas duas músicas seguintes, "Out ta Get Me" e "Mr. Brownstone", se mantém o peso do início do disco, e com a mesma qualidade nota 10! 
Surge então,  "Paradise City", que possui a linha bem hard  e "My Michelle", que pode ser considerada uma linha mais punk, só que com um início bem mais lento. "Think about You", mais uma típica do hard rock e por último "Sweet Child O'Mine", o maior sucesso do Guns. Para fechar bem o disco, "You're Crazy", "Anything Goes" e "Rocket Queen". As duas primeiras um bom hard rock com chegadas ao punk, um estilo que todos os integrantes do Guns admiram. A útlima, com certeza um heavy metal, que verdadeiramente mostra o lado mais pesado do Guns N'Roses.
Axl estreou mandando muito bem no vocal, em uma de suas melhores fases e a banda simplesmente arrebenta num instrumental coeso  e pesado. Disco para toda a vida.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário