quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Frank Zappa - Zoot Allures - 1976

Em Outubro de 1976 Zappa e sua trupe de colaboradores entram em estúdio para registrar aquele que seria um dos albums mais roqueiro na carreira do genial cérebro da contracultura pop. Pode-se dizer que este disco é uma espécie de paródia daqueles anos, onde estava muito em voga a disco music, bar noturno, e o strip-tease. Usando dessa temática, Zappa acabou focalizado numa instrumentação mais limitada que seus álbuns conceituais, e dá uma interpretação roqueira com pitadas de suavidade e obscuridade. Nos vocais incorporou um crooner atípico que descreve o submundo em que a juventude daqueles anos estava caindo, isso tudo quase que simultaneamente ao inicio do movimento punk. Toda a ironia, sarcasmo, tiração de sarro, e discursos próprios dessa visão externa dele esta presente neste disco que é uma das referencias para quem quer conhecer as facetas diferenciadas desse artista.


A abertura, Wind Up Workin' in a Gas Station, já começa incendiando logo de cara com um rokão pesado com aqueles baking-vocals agudíssimos bem conhecidos de Zappa . Como aqui, a característica do disco é mesmo o hard-rock, basicamente há guitarras com solos pentatonicos, bases nervosas e uma vontade de extravasar e zoar o coreto.
Black Napkins, Tema instrumental onde Zappa simplesmente ousa criar um dos melhores solos de guitarra da história do rock sem exagero nenhum. São improvisos feitos com muito feeling, conteúdo e sofisticação. Muito antes de aparecer todos aqueles guitarristas velocistas nos anos 80 Zappa sabia o que dizer na guitarra, ao contrario de muitos que só sabem mandar padrões de escalas apenas para impressionar leigos, Zappa faz musica de qualidade com muitos bends e ligados bem encaixados. Audição obrigatória para guitarristas de plantão.
The Torture Never Stops, Essa é uma das faixas que desagrada muita gente pela maneira meio repetitiva da melodia, tem boas guitarras mas acaba ficando meio melancólida demais até que derepente, ouve se gemidos e gritos de uma mulher transando durante alguns minutos. Entenda-se como quiser, uma maluquice ou genialidade típico da persona de Zappa.
Ms. Pinky, começa com um grito feminino já emendado da faixa anterior, só que aqui a Harmônica de Don dá uns retoques em uma faixa onde o vocal esta sussurrando. É ótima para tocar numa festa e surpreender aqueles que nunca ouviram falar de Zappa.
Find Her Finer, uma das faixas bem inspiradas do disco pelo seu formato humorístico, que fala de passar uma cantada em uma garota que passa na rua. Tem um arranjo no estilo de balada pop, mas nota-se que é uma tirassão de sarro que foge um pouco do lance meio guitarristico e roqueiro das outras faixas.
Friendly Little Finger, outra faixa dedicada as guitarras só que com solos rápidos de baixo tudo junto num embaralhado improviso em cima de uma base simples de rock.
Wonderful Wino, é a uma das mais pesada do disco com um riff distorcido, mas, assim como outras faixas do disco, Zappa canta de maneira que sua voz pareça humoristicamente sexy.
Zoot Allures, sem duvida um dos melhores momentos do disco, com bases oscilantes de guitarra dando um clima viajante com efeitos de microfonia, porem quando Zappa parece que vai mesmo improvisar por algum tempo, a faixa já vai terminando. É uma musica calma, e também de timbres limpos mesmo com tantos efeitos.
Disco Boy, é outro hard-rock com bases e texturas rítmicas em andamento médio, onde Zappa usa de recursos de estúdio, backing-vocals e aquele vocal bem grave para brincar um pouco com a onda disco-music, usando como tema os garotos da época que ia toda noite dançar ao som dos Bee Gees e mais uma vez seu humor ácido tira sarro das modas musicais do momento.
 



 


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