domingo, 16 de outubro de 2011

Blackfoot - Strykes - 1979 - O Rock de Índio


Durante o início dos anos 70, praticamente em todo o mundo brotavam grupos de rock adaptados a tocar pesado, com muita distorção e também alguma técnica. Esses grupos foram classificados como hard rock.
A maior particularidade do Blackfoot é o fato de ser composto por alguns índios, tanto que o nome do conjunto vem de uma tribo Sioux daqueles lados, e que mesmo assim faziam um rock ´n´ roll pesadão muito bacana.
A formação neste álbum é: Rick Medlocke nas vozes e guitarras, Charlie Hargrett na guitarra principal, Greg T. Walker no contrabaixo e Jackson Spires na bateria. STRYKES é o terceiro trabalho do Blackfoot, tendo sido lançado em 1979 pela ATCO Records, dois anos após serem demitidos de sua antiga gravadora por não terem alcançado grandes vendagens com o trabalho anterior, o que quase resultou no fim do conjunto.


STRYKES se tornou o maior clássico do grupo, sendo que todo o álbum todo é excelente, apresentando solos cheios de feeling, belos trabalhos nos coros; resumindo: um disco bem uniforme, descontraído e com uma energia muito boa. Aquela velha mistura de rock’n roll com um pouco de country, peso nas cordas e refrões pegajosos.
Os destaques do disco vão para músicas como “Road Fever”, que abre o álbum com Medlocke mandando muito bem nas vozes, grandes intervenções com os solos de Hargrett por toda música e a banda toda detonando nos refrões. “I got a Line on You” tem o suingue mais roll de todo o álbum e na minha opnião a melhor faixa da bolacha. “Left Turn on a Red Light”, com nuances de rock sulistas, “Wishing Well” (cover de Free), com seu contagiante trabalho de vozes e guitarras muito bem colocadas não deixando a desejar a versão original. “Train, Train” (coverizada pelo Warrant no álbum Cherry Pie), com bases bem cadenciadas e nervosas. Outro destaque é a semi-balada setentista “Highway Song” com o mais belo e longo solo do disco, que fecha a música e o disco de maneira magistral.

Nos anos seguintes Blackfoot lançou mais alguns bons álbuns e conseguiu se manter tocando pela Europa e América do Norte, mas chega nos meados dos anos 80 e vêm as pressões de empresários para adotarem um visual mais glam, o preconceito com os índios da banda e a mudança musical com a entrada do tecladista Ken Hensley...culminando com o fim desta boa banda.

Rick Medlock lançou ainda alguns álbuns sob o nome “Rick Medlocke & Blackfoot” e atualmente é guitarrista do Lynyrd Skynyrd, banda em que já participara bem no comecinho dos anos 70.
Aos que apreciam rock´n´roll em geral trata se de um disco essencial em qualquer coleção.


Músicas :
01. Road Fever
02. I Got a Line on You
03. Left Turn on a Red Light
04. Pay my Dues
05. Baby Blue
06. Wishing Well
07. Run and Hide
08. Train, Train
09. Highway Song


Nenhum comentário:

Postar um comentário