sábado, 3 de setembro de 2011

Mahavishnu Orchestra - Birds Of Fire 1973

 

Birds of Fire foi um dos trabalhos que concretizaram o Fusion, seu auge - anteriormente ainda surgindo e denominado Jazz-Rock. Não seria uma tarefa difícil comparar esse álbum ao grandioso Bitches Brew(1969) de Miles Davis (a opnião de muitos, o marco inaugural do Fusion, a obra-prima), que por sinal contou com a presença de Mclaughlin!
Tal posicionamento na história do Fusion não dá a Birds of Fire a categoria puramente Jazz-Rock (embora esta seja a 'base' do álbum); uma enorme gama de elementos estão presentes no álbum. Estão presentes influências folk-indianas, obtidas principalmente através de John Mclaughlin, o também 'ícone espiritual' da banda, que posteriormente criaria o Shakti juntamente com músicos indianos - banda que o realizaria por completo devido as suas influências e interesses 'místicos', atração pela música oriental.
Percebo traços de rock progressivo 'setentista'; características: constantes variações e progressões e intensas mudanças imprevisíveis. Presente também em alguns momentos a atmosfera 'space-rock', pitadas de atonalismo e dissonâncias do violinista Jerry Goodman.

O que se mantém em destaque é o virtuosismo de John Mclaughlin, tanto no violão acústico (ouvir "Thousand Island Park") quanto na sua cerebral, estridente e única guitarra elétrica (predominante nas demais faixas). Sem negar a grande habilidade dos demais músicos com seus respectivos instrumentos.As músicas se tornam batalhas musicais entre os músicos envolvidos no disco, além da banda estar mais azeitada e seu instrumental mais coeso , o que o torna um disco obrigatório na sua coleção , além de ser um disco para toda vida.  

Músicas : 1.Birds of Fire - (5:41)
2.Miles Beyond (Miles Davis) - (4:39)
3.Celestial Terrestrial Commuters - (2:35)
4.Sapphire Bullets of Pure Love - (0:22)
5.Thousand Island Park - (3:19)
6.Hope - (1:55)
7.One Word - (9:54)
8.Sanctuary - (5:01)
9.Open Country Joy - (3:52)
10.Resolution - (2:08)












Nenhum comentário:

Postar um comentário