sábado, 3 de setembro de 2011

Frank Zappa - Apostrophe / Overnite Sensation - 1974




Em 1974 Zappa estava no auge como compositor , lançando o que facilmente poderia ser um disco duplo , em duas pérolas da música. Os discos Apostrophe e Over-Nite Sensation, são ligados por sua sonoridade jazz - rock, composições , bandas maravilhosas, participação de músicos convidados, e com uma  musicalidade 10 .
 No álbum, Zappa aborda temas como discriminação racial e problemas do cotidiano, o que o torna um álbum conceitual.


Zappa e sua guitarra estão afiadíssimos , os solos dos discos são de muito bom gosto , ouça e tire suas conclusões.
Don't Eat the Yellow Snow, o carro chefe do disco é uma faixa agradavel de se ouvir logo de manhã, Para cima, agradável, e um swing bacana. Já em  Nanook Rubs It,  um blues lento com dois acordes onde Zappa encara um Jimi Hendrix com Bob Dylan num discurso ligado a faixa anterior . 
St. Alphonzo's Pancake Breakfast
, uma musica intricada do começo ao fim e que tem a cara do disco “Over-Nite Sensation”.

Father O'Blivion, é um fusion “quebra-queixo” cheio de variações e peculiaridades de detalhes complicados porem sempre num ritmo rápido onde a entrada dos backing-vocals dá uma realçada melhorando a condução da faixa.

Cosmik Debris, Um dos bons momentos do disco, é um blues com trechos intricados e aquele vocal sussurrante de Zappa ao mesmo tempo em que vai floreando com solos e dando destaques para os belos backing-vocals femininos.
Excentrifugal Forz, uma exquisitice bolada com apetrechos de estúdio bem curto .

Apostrophe, Zappa e Bruce aqui vão improvisando numa base roqueira meio tensa que vai se desenvolvendo cada vez melhor com o entrosamento que vão levando aos poucos.

Uncle Remus,  com um clima gospel com órgãos inspiradíssimos e os vocais perfeitos de Zappa fazem dessa balada um dos momentos inesquecíveis no contexto geral de sua obra. É emocionante ouvir aquelas backing-vocals embelezar o fundo, e a guitarra de Zappa então da uma cor a parte na história. 

Stink-Foot, é um boogie lento com Zappa discursando enquanto varias coisas acontece surpreendendo a todo o momento sua audição com solos nervosos, vozes intrusas e algumas risadas no meio.  

Existe uma edição da gravadora RYCO, com estes dois discos num só cd , eu tenho e recomendo sendo ela importada .  
Aqui nestes dois discos Zappa com suas narrações e arranjos loucos , uma banda azeitadissima , timbres extraordinários deixou um legado para toda vida e discos também de muito sucesso no bigodudo mais genial da música do século XX.Obrigatórios.






Nenhum comentário:

Postar um comentário